29 de julho de 2010

A INFLUÊNCIA DE ARAM NA HISTÓRIA DE ISRAEL

Thomas Tronco dos Santos

        Pode-se, de forma geral, dividir a história de Aram em dois períodos: antes e depois de Hadadezer (séc. XI a.C.). É em seu reinado que o povo arameu aparece pela primeira vez na Bíblia como um reino, já que Hadadezer era, nos dias de Davi, rei da cidade de Zobá, principal cidade de Aram no séc. XI, e lhes pertenciam pelo menos as cidades de Betá e Berotai (2Sm 8.8) e, talvez, a cidade de Damasco (v.7). É provável que seu controle já havia sido maior, pois Davi resistiu à tentativa de Hadadezer de “restabelecer” seu domínio sobre os territórios do Eufrates (2Sm 8.3). É possível que ele os tenha perdido para o rei Saul, se for ele o rei de Zobá em 1Sm 14.47. Seja como for, aqui estão presentes os indícios de uma união regional ou nacional sob o domínio de um rei ou governante.
Antes de Hadadezer, a história dos arameus tem seus primeiros registros ainda no terceiro milênio e tem paralelos relevantes com a história da formação do povo de Israel. No final do terceiro milênio a.C. os arameus estavam divididos em arameus ocidentais (sírios) e arameus orientais (caldeus), habitando na Alta e na Baixa Mesopotâmia, respectivamente. 
Abraão surge entre os arameus orientais na Baixa Mesopotâmia, na cidade de Ur dos caldeus (Gn 11.27-31), cidade de origem suméria que, contudo, tinha as portas abertas para caldeus (arameus) como a família de Tera. A linhagem de Tera (vv.10-24), pai de Abraão, na época chamado de Abrão, mostra que os caldeus eram semitas, assim como todos os arameus (10.21-22). Abraão nasceu em 2166 a.C. e, em cerca de 2100 a.C., migrou com sua família de Ur dos caldeus para Padã-Arã, terra dos arameus ocidentais. Tal migração coincide com o a invasão e domínio gutiano na Baixa Mesopotâmia. Em Padã-Arã morreu Terá. Só então Abraão migrou para Canaã, a terra para a qual Deus o chamou e, posteriormente, prometeu dar-lhe em herança

Continue Lendo o Texto Completo em PDF AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário