23 de janeiro de 2011

A CRONOLOGIA DO PERÍODO DOS JUÍZES

Thomas Tronco dos Santos

     
     Tratar da cronologia ligada ao período dos juízes de Israel, descrito nas Escrituras, é um desafio e um trabalho árduo do qual não se deve esperar o surgimento de soluções cabais para todos os problemas.

É um período que narra a história pré-monárquica de Israel onde os povos coadjuvantes são os arameus, os moabitas, os filisteus, os cananeus, os midianitas e os amonitas, povos esses que oprimiram tribos israelitas nesse intervalo de tempo. O problema criado por essa curta lista de povos que interage com Israel é que a maior parte do conhecimento que temos de suas histórias são os próprios relatos bíblicos. A ausência de fatos relacionados a outros povos como os egípcios, os hititas e os povos mesopotâmios, dos quais se tem bom e confiável conhecimento histórico extrabíblico, torna difícil relacionar os feitos e as datas dos juízes de Israel à História do Oriente Médio Antigo.

Internamente a escassez de informações relativas a datas é evidente. O livro de Juízes oferece apenas os limites históricos do período. O texto de Jz 2.8-23 expõe um resumo da dinâmica dessa época e revela seu início logo após a morte de Josué. Por outro lado, os textos de Jz 17.6, 18.1, 19.1, 21.25 informam que os acontecimentos narrados no livro se deram antes que houvesse rei em Israel, fixando o limite máximo do período na coroação de Saul como rei de Israel (1Sm 11.15). Assim, entre a morte de Josué e a coroação de Saul atuaram os homens que julgaram e libertaram Israel de seus inimigos. De todos eles, apenas Samuel (se considerado juiz) tem relação direta com reis cujas datas são conhecidas. Como não há menções diretas, no livro de Juízes, a pessoas como Moisés, Arão, Eli e Samuel que favoreçam uma relação cronológica entre esses personagens e os fatos históricos que envolvem os juízes de Israel, o trabalho de datar o período não é fácil.


CONTINUE LENDO O ARTIGO COMPLETO EM PDF AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário