8 de fevereiro de 2011

A BATALHA CONTRA SÍSERA

UMA ANÁLISE CRONOLÓGICA E HISTÓRICO-CONTEXTUAL DE JUÍZES 4 E 5

Tiago Abdalla T. Neto


A crítica quanto à confiabilidade das Escrituras e dos seus relatos, impera no cenário teológico dos últimos tempos. Certo autor afirmou que o editor do livro de Juízes “impôs sobre as histórias individuais uma orientação, a qual, de fato, elas não tiveram ... ele impôs uma falsa seqüência de eventos sobre o período”. Tal afirmação requer avaliação objetiva e resposta apropriada de uma perspectiva comprometida com a veracidade e inerrância do texto bíblico.

Além disso, nenhuma parte das Escrituras Sagradas pode ser compreendida sem o entendimento da relação entre a narrativa bíblica com sua época e o mundo ao redor, percebendo as influências culturais em tal período, para uma interpretação precisa e coerente.

Diante deste desafio, o presente trabalho lidará com a questão cronológica que cercou o livro de Juízes e a Batalha contra Sísera. Conseqüentemente, dados arqueológicos e bíblicos serão tratados conjuntamente e uma cronologia será proposta.

Esta monografia abordará, também, o contexto religioso cananeu diretamente ligado à apostasia da nação israelita no período dos juízes, a qual resultou na disciplina divina mediante a opressão de Jabim II. Ainda, o destaque feminino na prosa e poesia de Juízes 4 e 5 receberá atenção dentro do contexto social e religioso da época e do propósito do autor do livro.

Por fim, os aspectos políticos, militares e geográficos que envolvem a história da Batalha contra Sísera serão observados e analisados, a fim de proporcionar numa compreensão melhor do Sitz in Leben dela.

CONTINUE LENDO O ARTIGO EM PDF AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário