1 de janeiro de 2011

O DEUS QUE DÁ VIDA: A Polêmica Teológica em 1 Reis 17

Tiago Abdalla T. Neto
O texto da presente análise, provavelmente, fizera parte, em seu estado inicial, de uma coleção de narrativas acerca do profeta Elias, compilada por um grupo de profetas como aqueles descritos nas próprias perícopes do livro de Reis (cf. 2 Rs 2.1-18; 4.38-41; 6.1-7). Há toda uma discussão acerca de quais narrativas da história do profeta faziam parte da compilação original e quais circularam de forma avulsa, até serem adicionadas posteriormente. O fato importante é que há extensa comprovação bíblica do envolvimento do movimento profético com o registro da história de Israel (cf. 1 Cr 29.29; 2 Cr 9.29; 12.15; 13.22; 26.22) e que este “reuniu duas coisas: um interesse pela história e a crença de que o fracasso em viver à altura dos princípios teológicos acordados no Pentateuco conduziu à catástrofe nacional”.
Assim, não há qualquer fundamento para considerar o texto da narrativa de 1 Reis 17.8-24 como um conto lendário popular ou uma estrutura literária mítica, a não ser mediante o preconceito iluminista e “cientificista”, desde que o escritor do livro busca contar a história com precisão, sem comprometer a realidade dos fatos. Como Brevard S. Childs afirmou: “A maneira como o leitor é constantemente informado sobre as fontes usadas pelo escritor indica que ele não planejava que sua composição contradissesse suas fontes. Não estava procurando reescrever a história nem fornecer informação até então desconhecida”.



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